Jornadas sociais e da saúde

Os alunos do 1TAS (curso profissional Técnico/a Auxiliar de Saúde) assistiram ao segundo dia das Jornadas Sociais e da Saúde organizadas pelo Município de Abrantes, no passado dia 12 de dezembro.

Este dia foi dedicado à área da saúde onde foram apresentados vários projetos com uma perspetiva de acompanhamento ao longo da vida.

A sessão de abertura foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e pelo presidente do Conselho de Administração do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo, Casimiro Ramos, que terminou a sua intervenção informando sobre a entrada em vigor a 1 de janeiro da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo.

A UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Abrantes apresentou o projeto Papys e Babys que promove ensinamentos na preparação para o nascimento e parentalidade, no sentido de assegurar uma transição saudável para a nova realidade de ser pai e mãe.

A Maternidade do CHMT apresentou o projeto Cuidar para Nascer, a qual implementa o Método GentleBirth na preparação para o nascimento e parentalidade, existindo inclusive o acesso gratuito a uma app para as grávidas que frequentam o curso, com dicas e assistência ao longo do processo.

O Município de Abrantes apresentou o programa + Vida, o qual pretende alcançar a generalização da prática de atividade física nas instituições de apoio a idosos e creches.

A USF D. Francisco de Almeida apresentou o projeto internacional Walk with a Doc (Caminhar com um médico), implementado naquela Unidade de Saúde Familiar, o qual visa promover caminhadas acompanhadas por profissionais de saúde, estimulando os utentes a praticar atividade física. Esta atividade está aberta a todas as gerações, a toda a população que queira caminhar na última sexta-feira de cada mês, sendo o ponto de encontro junto à USF, às 10h00 e tem a duração de cerca de 1 hora com um percurso de cerca de 5 km dentro da cidade.

Por fim, foram abordados os cuidados paliativos (cuidados em fim de vida), com o exemplo da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES da Lezíria, bem como da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do CHMT.

Os alunos concordaram que gostaram da experiência, tendo sido a primeira vez a participar numa atividade deste género.