Exposição BOTTO no MIA

No dia 14 de dezembro, no âmbito das disciplinas de Português, Área de Integração e de Educação Física, os alunos das turmas 3TAF e 3TGPSI visitaram a “EXPOSIÇÃO BOTTO – Se eu pudesse contar-te e tu me ouvisses”, a Biblioteca Municipal de Abrantes, assim como o MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, instalado no Convento de S. Domingos.

A visita começou com a ida à exposição e os alunos, mal entraram ficaram de imediato surpreendidos com o espaço da mesma. A exposição, dentro de uma sugestiva caixa gigante na zona central da Biblioteca Municipal, foi pensada por Paula Dias e Paulo Passos para homenagear o poeta António Botto e os 30 anos da biblioteca a que dá o nome. A Biblioteca Municipal António Botto abriu as suas portas a 26 de novembro de 1993, no Convento de São Domingos e encontra-se a comemorar os 30 anos da sua existência. Foi crescendo até aos dias de hoje, num processo evolutivo de globalização e digitalização.

Foi muito interessante, pois muitos dos alunos nunca tinham entrado na Biblioteca e reconheceram que se tratava de um espaço agradável, sereno e interessante.

De seguida, acompanhados por excelentes guias, dirigiram-se ao MIIA, onde ficaram a conhecer as exposições permanentes, organizadas em oito núcleos: Escultura Romana; Pré-História; Idades do Bronze e do Ferro; Antiguidade; Tesouro; Arte da Idade Média e Idade Moderna; Escultura da Idade Média e do Renascimento em Abrantes; Pintura de Maria Lucília Moita. Visitaram ainda a exposição temporária que se encontrava neste espaço.

De acordo com os alunos, foi um dia diferente e enriquecedor, na medida em que, apesar de serem espaços marcantes da nossa cidade, a maioria não conhecia. A escola também é isto, proporcionar aos alunos contactos com outras realidades, fazer algo diferente do habitual, «fora da caixa».