Visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra

Os alunos dos cursos profissionais do 12º ano do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes vivenciaram uma experiência única no dia 24 de janeiro de 2024, ao participarem de uma visita de estudo ao teatro e ao imponente Palácio Nacional de Mafra, um marco histórico de relevância cultural.

A jornada teve início pontualmente às 8 horas quando os estudantes se reuniram no autocarro para embarcar numa alegre viagem rumo ao Palácio Nacional de Mafra.

Uma vez chegados ao destino, os alunos mergulharam nas histórias e memórias do Convento de Mafra ao assistir à representação da peça “Memorial do Convento” pela companhia Éter Cultural. O teatro, com duração de uma hora e meia, decorreu num dos torreões do Palácio Nacional e permitiu aos alunos ficar com uma ideia global da obra de José Saramago. Embora as instalações não fossem as mais propícias à representação, o bom desempenho dos atores permitiu um trabalho de qualidade que seduziu o público estudantil.

Logo de seguida, as agradáveis condições climatéricas permitiram uma visita ao pitoresco Jardim “Cerco”, onde alguns estudantes puderam aprazivelmente almoçar.

À tarde, os alunos foram recebidos por um guia especializado que lhes proporcionou um percurso fascinante sobre a história e evolução do Convento. Ao explorar as suas salas majestosas, corredores intrigantes e detalhes arquitetónicos únicos, os alunos puderam confirmar o que aprenderam com o nosso Nobel da Literatura.

Cansados pelo ritmo alucinante da visita guiada, os alunos puderam descontrair na viagem de regresso. Por entre brincadeiras e cantorias, todos os

Esta visita não só enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre o património histórico, como também proporcionou momentos de reflexão e apreciação pela nossa riqueza cultural.