Visita à Unidade Hospitalar de Abrantes

Os alunos do CP TAS foram realizar uma visita de estudo, no dia 11 de março, à Unidade Hospitalar de Abrantes da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULSMT). Foram recebidos pela enfermeira adjunta Fernanda Andrade, a qual explicou a nova organização da ULSMT e a estrutura do Centro Hospitalar do Médio Tejo – CHMT.

De seguida foram divididos em dois grupos e de forma alternada visitaram o Serviço de Imunohemoterapia (“banco de sangue”), o Serviço Central de Esterilização e o Serviço de Medicina I (internamento). Os alunos ficaram sensibilizados para a doação de sangue, perceberam como é realizada a colheita e como se realiza o armazenamento dos vários constituintes do
sangue (por exemplo, as plaquetas têm uma validade de 5 dias, devem ser mantidas numa câmara específica e em agitação constante). Aprenderam o circuito de descontaminação e esterilização dos dispositivos médicos, os EPI’s que os profissionais devem usar em cada área do serviço, os equipamentos e testes de validação da descontaminação e da esterilização.

No Serviço de Medicina I, confirmaram os conteúdos que já tinham aprendido nas  aulas sobre a prevenção e controlo de infeção, nomeadamente sobre a triagem de resíduos, a triagem da roupa e a higienização da unidade do doente. Perceberam também ainda as várias funções do Técnico/a Auxiliar de Saúde – TAS.