CTE

Centro Tecnológico Especializado de Informática

O Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, sede do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes, aprovado na primeira fase de seleção nacional, envolveu candidaturas de estabelecimentos de ensino públicos com oferta de cursos profissionais e de escolas profissionais, públicas ou privadas, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Pretende-se, com a implementação do CTE, tal como indicado no Aviso de Abertura N.º 01/C06-i01.01/2022, alcançar os seguintes objetivos:

• reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica dos estabelecimentos de ensino/escolas com oferta de ensino profissional, através da instalação ou modernização de espaços e equipamentos, amplificando a capacidade instalada dos estabelecimentos de ensino público e privado com oferta de cursos profissionais;
  • reforçar a atratividade das formações de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e da transição digital;
  • modernizar a oferta formativa em linha com as evoluções do tecido produtivo, através da criação de centros especializados em áreas tecnológicas com grande potencial na criação de valor acrescentado;
  • aumentar o número de jovens diplomados em ofertas de dupla certificação de nível secundário e pós-secundário não superior, em especial, em áreas emergentes;
  • investir no desenvolvimento de qualificações/competências para a inovação e renovação industrial;
  • melhorar a articulação vertical entre os vários níveis de educação e formação profissional, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida.

Informação disponível em: https://centrostecnologicos.gov.pt/

Sumário

O CTE de Informática considera duas dimensões, uma de caráter tecnológico, procurando um upgrade do software e hardware existentes, e outra de otimização dos espaços físicos, proporcionando aos formandos e docentes condições de conforto e de melhoria significativa dos ambientes em que se desenrolam as atividades educativas formais ou informais.

Do ponto de vista tecnológico, pretende-se adquirir e implementar a plataforma Microsoft 365, cujo equipamento é necessário para trabalhar, no âmbito do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e alcançar os objetivos de qualquer disciplina ou curso do CTE. Esta plataforma permitirá as seguintes mais-valias:

• criação de áreas de partilha de informação, reuniões e apresentações;
  • local para guardar os documentos;
  • instalação de aplicações de produtividade nos equipamentos, sejam elas proprietárias de um fabricante ou de código aberto;
  • gestão dos equipamentos e implementação de segurança;
  • aquisição de um kit didático e respetivo software para uma sala multiusos que pode ser utilizada nas várias disciplinas e projetos do CTE, seja pelos alunos e professores para trabalhos de grupo, apresentações das PAP, para reuniões e desenvolvimento de projetos;
  • aquisição de kits mais específicos para o trabalho a desenvolver nas disciplinas da componente técnica, nomeadamente, de desenho técnico assistido por computador, de vídeo e áudio, software específico, e nas suas versões profissionais, para trabalho com todas as aplicações e sistemas presentes nos diferentes módulos do curso, permitindo aos alunos terem acesso a versões usadas no mercado de trabalho.

No que respeita ao mobiliário, foram escolhidos equipamentos modernos, ajustáveis, multifuncionais que se adaptam a diversos cenários de aprendizagem, mesmo os menos convencionais ou menos formais.

O mobiliário permitirá que os alunos se concentrem por mais tempo e realizem as tarefas mais rapidamente, traduzindo-se em mais qualidade de vida, visto que a ergonomia correta proporcionará menos problemas de saúde e trará mais bem-estar físico. Além disso, torna a escola um local acolhedor e motivador e, consequentemente, proporciona maior criatividade, graças à flexibilidade dos espaços que possibilita mais estímulos de aprendizagem. Por outro lado, os professores, terão a possibilidade de adequar o layout às suas necessidades/expectativas, o que contribuirá para um maior conforto na realização de atividades de forma mais dinâmica e atrativa para os alunos, diminuindo as barreiras à aprendizagem e tornando a vivência em sala de aula mais interessante para todos.

Informação disponível em: