Concurso Euroescola

Ganhamos o Concurso EUROSCOLA 2024!

O Concurso EUROSCOLA, criado pelo Parlamento Europeu, visa selecionar, ao nível nacional, as escolas que irão representar Portugal nas sessões EUROSCOLA do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Os objetivos do concurso são:

• Familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias;
  • Consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa;
  • Oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto

Em Portugal, este concurso é organizado, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude(IPDJ) e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República, das Assembleias Legislativas e Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.

Na candidatura a escola inscreve dois/duas alunos/as do 10º ou 11º ano, com um trabalho escrito abordando o tema anual em discussão.

Este ano o tema foi «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos».

Os alunos que representaram a nossa Escola foram: a Letícia Daraban do 10º A e o Henrique Apura do 10º B.

Na segunda fase do concurso o trabalho foi apresentado oralmente perante um júri, que selecionou o representante de cada distrito. Tendo a nossa escola ganhado a sessão distrital, e foi a representante do distrito de Santarém na sessão nacional, que decorreu nos dias 27 e 28 de maio, no Auditório «António de Almeida Santos» na Assembleia da República.

Na sessão nacional participaram 19 escolas. Depois da apresentação dos trabalhos que decorreu segunda-feira, dia 27 de maio, na terça-feira dia 28 de maio foi a vez de se conhecerem as escolas vencedoras da edição 2024, que foram:

• Agrupamento de Escolas Serafim Leite (Aveiro);
  • Escola Sec. Dr. Solano de Abreu (Santarém);
  • Agrupamento de Escola de Monserrate (Viana do Castelo).

A cerimónia começou com as boas-vindas dadas por Francisco Neves, diretor doDepartamento de Programas do IPDJ, ao que seguiram intervenções dos elementos do júri nacional, Katalin Gonczy, representante do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Catarina Romão Gonçalves, chefe da Divisão de Museologia e Cidadania da Assembleia da República e Cecília Fonseca, representante do Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC). A encerrar a sessão, Sílvia Vermelho, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, salientou a importância do tema, a originalidade das váriasabordagens e o papel essencial da cidadania ativa dos e das jovens e do seu lugar comointervenientes centrais na Europa.

Como escola vencedora, a Escola Dr. Solano de Abreu irá participar no próximo ano letivo, numa sessão do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

Os alunos vencedores serão acompanhados por 22 colegas e 2 Professores.

Saliente-se que a qualidade deste trabalho resulta de um esforço conjunto de várias partes, logo temos de agradecer à estagiária do IPT- ESTA, Catarina Jacinto, que realizou o vídeo de apoio ao trabalho, ao técnico da CMA Pedro Assunção que foi coprodutor, ao Sr. Presidente da CMA, Manuel Valamatos, à Srª Vereadora Celeste Simão e à Chefe de Divisão deComunicação da CMA, Graça Veiga, pela disponibilidade, apoio logístico e disponibilização de recursos humanos, livre acesso aos espaços Biblioteca António Botto e MIAA.

Também foram fundamentais para este trabalho os alunos das turmas 10ºA, 10ºB, 10º C, 12º B2 e 12º C que participaram ativamente tanto no processo criativo assim como no vídeo.

“Vestiram a camisola” os alunos/ alunas: Afonso Rodrigues, Alexandra Alexandre, Alexandre Crispim, Alexandre Cochinho, Ana Alexandre, Beatriz Madrinha, Bernardo Marcão, Caio Batista, Carolina Catarino, Diana Lopes, Francisco Mendes, Gonçalo Antunes, Irina Covelas, Joana Vale, João Lobo, João Lopes, José Santos, João Sousa, Lara André, Laura Figueira, Leonor Dias, Leonor Veríssimo, Leonor Vieira, Lucas Pereira, Maria Gomes, Martim Rodrigues, Miguel Rodrigues, Miguel Salgueiro, Nuno Batista, Pedro Assunção, Rafael Serrano, Rodrigo Santos, Salvador Ferreira, Salvador Louro, Santiago Batista, Sara Silva e Tiago Sousa.

Como Professora Coordenadora do projeto foi e é um orgulho gigante trabalhar com estes jovens!

Olga Januário