No dia 25 de fevereiro, na aula de Operações Técnicas, os alunos do 1º ano do Curso Profissional de TIAT visitaram o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), em Abrantes. Esta visita foi guiada pela Arqueóloga Filomena Gaspar e pela Técnica Superior Paula Dias.
O MIAA é um museu interdisciplinar de Arqueologia, História e Arte que integra peças do acervo municipal de arqueologia e arte do Município de Abrantes, recolhido desde os anos vinte do século XX; espólio de pintura e desenhos da pintora Maria Lucília Moita (doado ao município para fruição pública, através de contrato) e parte da Coleção Arqueológica Estrada, de propriedade da Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos. (peças cedidas para fruição pública, através de contrato de comodato). Com projeto de museologia de Fernando António Batista Pereira, de Luiz Oosterbeek e do Município de Abrantes, são peças dessas coleções que dão forma à Exposição Permanente representadas nas seguintes salas: Escultura Romana; Pré-História; Idades do Bronze e do Ferro; Antiguidade; Tesouro; Arte da Idade Média e Idade Moderna; Escultura da Idade Média e do Renascimento de Abrantes e Maria Lucília Moita. Uma das componentes diferenciadoras do MIAA é a reconstituição de contextos históricos para uma melhor compreensão do passado, através de um arco cronológico, incluindo a evolução da representação da figura humana, ou de elementos da natureza, permitindo ao visitante conhecer um pouco mais sobre a vida quotidiana de diversas populações do mundo antigo em vários territórios da Península Ibérica, entrelaçando a história local, iniciando na Pré-história e culminando na Arte Contemporânea.
Os alunos mostraram-se interessados e participativos, apreciando cada espaço e ouvindo com atenção as informações que lhes iam sendo transmitidas pelas guias. Esta visita foi importante em dois aspetos fundamentais: o conhecimento da arte através dos tempos e o contacto com os profissionais na sua atividade de receção e acompanhamento de visitantes.





























