Homenagem ao 1.º diretor do CICLO, hoje, ESCOLA D. MIGUEL DE ALMEIDA (DMA)

No âmbito dos 50 anos da Escola D. Miguel de Almeida (DMA), teve lugar uma cerimónia de homenagem a um PROFESSOR, Vítor Marques, figura reconhecida por muitos como alguém que deixou a sua marca indelével no ensino e na comunidade abrantina.
A cerimónia contou com a presença da Sra. Presidente da Câmara, Mª do Céu Albuquerque, que sublinhou o papel dos professores e de toda a comunidade educativa para que o sucesso educativo se cumpra e para que tenhamos alunos/pessoas mais felizes.
Por sua vez, o Diretor do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Abrantes, professor Jorge Costa, do qual a Escola D. Miguel de Almeida faz parte, destacou a relevância do homem/professor, considerando que Vítor Marques estava à frente do seu tempo na forma como exercia a profissão, com proximidade, criatividade, flexibilidade e afetividade, o que teve impacto na escolha da carreira que seguiu.
Congratulamo-nos com a presença da Sra. professora Fátima Morgado, 1.ª professora efetiva do então denominado Ciclo, cujo exemplo de profissionalismo merece ser lembrado.
Agradecemos também à Sra. professora Teresa Aparício que nos deu um testemunho vivido quer do homenageado, quer do Ciclo/Escola D. Miguel de Almeida onde lecionou durante largos anos, tendo desempenhado a sua profissão com muita entrega, dinamismo e dedicação.
Por fim, foi entregue uma “Brochura” editada especialmente para o efeito, à Sra. professora Adérita Mourisco, em representação do professor Vítor Marques, cujo conteúdo aborda o seu percurso profissional e artístico, da autoria do Sr. professor António Alpalhão.
Como coordenadora da Escola quero aproveitar, uma vez mais, para agradecer a todos os que tornaram possível e enriqueceram esta sessão: entidades, professores, alunos – especialmente aos alunos/apresentadores Bruno Oliveira e Tânia Cruz -, encarregados de educação, assistentes operacionais, na pessoa do seu coordenador, Sr. Telmo Mendes.  
As Escolas são as pessoas que as fazem. O professor Vítor Marques e a sua história de vida representam, de algum modo, a História desta ESCOLA e a HISTÓRIA de TODOS os que a fizeram. Efetivamente, a teoria não deixa de ser um fragmento de uma qualquer (auto) biografia.
Desta forma, homenageamos também todos os que fizeram a HISTÓRIA do Ciclo/Escola D. Miguel de Almeida, em reconhecimento pelo contributo prestado para que a EDUCAÇÃO, tecido que é de inquietude, incompletude, esperança e ânsia de mais, possa realmente mudar o mundo para melhor. O nosso muito OBRIGADO!
Aqui fica prova em fotos e palavras para memória futura.

Conceição Colaço
(Coordenadora da Escola D. Miguel de Almeida)