
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 7º ano, decorreu nos dias 31 de maio e 1 de junho na Biblioteca da ESSA a exposição “Fósseis de Portugal”.
Os exemplares expostos pertencem à coleção particular de Sebastião Pereira Fraústo e são relativos às Eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica, de Portugal Continental.
Sebastião Pereira Fraústo, é natural de S. Salvador de Aramenha, concelho de Marvão, mas reside em Abrantes desde 1989. Tem formação militar, sendo Sargento Chefe de Infantaria, encontrando-se atualmente em situação de reforma.
Apesar de ser militar de formação é paleontólogo amador por paixão.
Entre o orgulho e profissionalismo com que tentava cumprir as tarefas profissionais, tinha vários “hobbies” que ocupavam os intervalos do serviço, como desporto (atletismo, ciclismo e triatlo) e artes (desenho, pintura e escultura), mas também uma paixão que estava adormecida – a paleontologia.
Na data da passagem à situação de reserva ocupou-se mais a pesquisar, procurar, recolher e preservar os fósseis que encontrava, de forma responsável.
O seu primeiro fóssil é um bivalve que apanhou em 1989 na zona da Ericeira.
Juntamente com o geólogo Carlos Neto de Carvalho, tem um artigo científico publicado onde se descreve o achado da primeira pérola fóssil reconhecida no registo geológico português:
https://www.cpgp.pt/boletim/Artigos-Boletim-V2-N1/Carvalho-CN-Frausto-SP_2020_55-58_BCPGPV2N1.pdf



