No âmbito da partilha de experiências entre os alunos do Agrupamento n.º 1 de Abrantes e da UTIA, promoveu-se, no decurso do mês de fevereiro, uma aula de Português diferente.
Primeiro, foram os alunos seniores que participaram numa aula da turma C, do 12.º ano, na Escola Dr. Solano de Abreu; depois, foi a vez de os alunos juniores organizarem um debate no espaço da UTIA. Esta atividade de intercâmbio não podia ter corrido melhor. Foi muito enriquecedora para todos os envolvidos, proporcionando momentos de diálogo e de aprendizagem. Todos se mostraram motivados, abertos, disponíveis, felizes – antes, durante e após as atividades desenvolvidas nas duas sessões.
Os alunos da UTIA reconheceram que foram positivamente surpreendidos com a atitude dos mais jovens e os mais jovens admiraram a curiosidade e sensibilidade dos mais velhos. Descobriram-se preocupações comuns, comparam-se realidades e sociedades, revelaram-se interesses e opiniões, demonstraram-se capacidades, partilharam-se experiências, trocaram-se afetos. E muito mais, que ficou na memória dos que viveram a experiência.
Por isso, as palavras dos intervenientes são as que melhor preenchem a conclusão deste texto:
“Gostamos de ver a alegria dos mais jovens, que nos deram esperança para o futuro.”
“A experiência motivou todos a aprender mais.”
Salete Ferreira