Dia Eco-Escolas – Dia Mundial da Árvore – Dia Mundial da Poesia

No âmbito do programa Eco-Escolas, celebrou-se, no dia 21 de março, na EBSDMA Dia Mundial da Árvore, Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da Poesia e Dia Eco-Escolas num trabalho interdisciplinar digno de nota. Decorreram um conjunto de atividades e exposições de cariz literário e plástico: exposição “O Roteiro da Sapatilha”, cartazes alusivos ao Dia Mundial da Poesia, construção de uma Árvore com mensagens/pensamentos/frases poéticas referentes ao Dia Mundial da Árvore, leitura de Poemas em sala de aula a todas as turmas e Biblioteca Escolar, jogo “Gincana de resíduos”, dinamizado pelas alunas do curso 1TAE, que colocou à prova o conhecimento dos alunos sobre os destinos a dar a um conjunto largo de resíduos do nosso dia-a-dia. Os alunos da turma 9ºC dinamizaram o jogo “A folha perdida”, cujo objetivo era conseguir recolher uma folha de várias espécies. A equipa vencedora foi a turma do 6º C.

Realizou-se o ato simbólico do hastear a Bandeira Verde, galardão do programa Eco-Escolas, que pretende apoiar e  reconhecer as ações e o trabalho desenvolvido por toda a equipa, ao longo do ano letivo 2021/2022, na perspetiva da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

E desta forma o nosso Dia Eco-Escola tornou-se num momento privilegiado de  reflexão sobre o poder da linguagem e da imagem através da poesia e das artes plásticas como contributo para a diversidade criativa, perceção e compreensão do mundo.