Apresentação dos projetos Rumo 1º Ano e De pequenino se aprende a ler e a escrever para crescer

As psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação, bem como a Terapeuta da Fala do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), do Agrupamento de Escolas Nº1 de Abrantes, apresentaram, no passado dia 13 e 19 de outubro os projetos Rumo ao 1ºAno – 6ª edição e De pequenino se aprende a ler e a escrever para crescer -2ª edição.

Nas apresentações estiveram presentes os docentes titulares de turma da educação pré-escolar e do 1º ciclo, os docentes do apoio educativo, os docentes do plano de melhoria da leitura, os docentes de educação especial e os encarregados de educação.

Os projetos têm alguns objetivos em comum. A população alvo é transversal, mas em alguns casos, definiu-se do seguinte modo:

6ª edição – Rumo 1º Ano – finalistas da educação pré-escolar;

2ª edição – De pequenino se aprende a ler e a escrever para crescer – finalistas da educação pré-escolar, alunos do 1º e 2º ano.

Estes projetos têm como finalidade rastrear as crianças finalistas da educação pré-escolar e dos alunos do 1º ano e 2º ano, no que respeita às suas competências cognitivas e linguísticas, observando também as suas características emocionais, relacionais e adaptativas. O resultado dos rastreios permite identificar a necessidade do desenvolvimento de avaliações mais detalhadas, sendo que em alguns casos permite o encaminhamento para outras especialidades, como por exemplo, a consulta de desenvolvimento ou o rastreio sensorial. Após este processo  pretende-se reforçar as estratégias junto das crianças e dos alunos para potenciar o seu desenvolvimento, respeitando as suas características individuais. Pretende-se também capacitar os docentes e os encarregados de educação para o desenvolvimento de estratégias em contexto de sala de aula e em casa. Por último, os projetos pretendem também esclarecer e apoiar os encarregados de educação no processo de matrícula do seu educando, podendo ajudar desta forma, na tomada de decisão da matrícula, nomeadamente no adiamento ou na entrada condicional para o 1º ano, do 1º ciclo, estando este processo articulado com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação inclusiva (EMAEI). 

Ao longo do projeto e de acordo com as necessidades, as crianças e os alunos podem participar nos grupos terapêuticos, como também serão desenvolvidas oficinas em sala de aula.

Desta forma, o agrupamento pretende desenvolver estratégias que respondam às características de ensino e de aprendizagem de cada criança e aluno, promovendo um desenvolvimento mais harmonioso e equilibrado.

Por crianças e alunos, ainda mais felizes!