À conversa com Arlindo Marques, “Guardião do Tejo”, na EDMA
No âmbito dos Projetos das turmas A, C e E – 6.º ano, realizou-se, no passado dia 12 de dezembro, uma ação de sensibilização pela defesa do Rio Tejo, com, o já sobejamente conhecido, Arlindo Marques.
Chamado de “Guardião do Tejo”, este Homem demonstrou inequivocamente o porquê deste epíteto com a sua ação que nos interpela e convoca para a importância de proteger e cuidar da mãe – Natureza e do Nosso Rio Tejo, no exercício de uma cidadania ambiental notável.
Um testemunho apaixonado e apaixonante sobre as suas principais preocupações com o Tejo, centradas na poluição e na falta de caudais sustentáveis, não deixou ninguém indiferente, quer os jovens alunos, quer os professores presentes.
A mensagem foi ouvida. Todos somos, agora, mensageiros/guardiões mais conscientes e comprometidos com a defesa do ambiente. Temos de nos “pôr a pau”, como diz Arlindo! Vamos fazer o que ainda não foi feito, como diz o poeta! Recriemos um mundo melhor, com o nosso exemplo – pelo Ambiente, pelo azul do Planeta Terra, pelo Rio Tejo!
O nosso obrigado muito especial a Arlindo Marques pela sua disponibilidade e trabalho desenvolvido e a todos os alunos e professores participantes que tornaram mais rica esta sessão, dando-lhe sentido e significado. E fica aqui o nosso desejo de que a “conversa” não tenha ficado por aqui!
Deixo-vos com um até já e as palavras do poeta Sebastião da Gama: “Chegamos? Não chegamos? -Partimos. Vamos. Somos.”
Conceição Colaço

