No dia 8 de abril realizou-se, na escola D. Miguel de Almeida, um peddy paper organizado pelo 1º ano do curso Profissional Técnico de Informação e Animação Turística (TIAT), com a participação das turmas 8C e 9ª.
Esta atividade está inserida no Domínio de Autonomia Curricular (DAC) e teve como objetivos promover o conhecimento e raciocínio lógico, utilizar raciocínios matemáticos para justificar estratégias ganhadoras em quebra cabeças e jogos de raciocínio, desenvolver as capacidades de orientação dos participantes e da organização de atividades no âmbito da animação turística . As disciplinas envolvidas neste projeto foram Matemática, Educação Física, Operações Técnicas, Geografia, História da Cultura e das Artes, Português e Animação Turística.
A atividade lúdico-pedagógica levou os alunos de TIAT a um trabalho de organização prévia, que foi desenvolvido ao longo das aulas, desde a inscrição e organização dos participantes, que formaram grupos de dois e de três alunos, até à elaboração de alguns dos materiais que estavam em cada posto, à identificação dos grupos, o mapa de orientação, a grelha de respostas e os certificados de participação.
O peddy paper decorreu durante as aulas de Educação Física e Animação Turística, e os participantes percorreram o espaço escolar para encontrarem os cinco postos, responderem às questões e fazerem os jogos matemáticos que lhes eram propostos em cada posto.
A equipa vencedora foi “O Povo” com um total de 90 pontos. Todos os participantes receberam um certificado de participação e os elementos da equipa vencedora receberam também um porta chaves cada um.
Foi vivida com grande entusiasmo tanto pelos participantes como pelos organizadores e decorreu com grande sentido de responsabilidade por parte de todos.
